sexta-feira, 2 de junho de 2017

Sketch Tour Portugal - Fátima, Day 4

 
Quarto e último dia desta viagem. As saudades já começam a entrar, o antever de um final de uma amizade e cumplicidade que iam crescendo entre nós os quatro. E também o final de algo tão bom como passar o dia inteiro a desenhar...
Já com uma outra Fátima, mais calma e despojada de gentes, fomos conhecer o Caminho dos pastorinhos do qual, tenho que confessar, nunca tinha ouvido falar!
Também não sabia que o Anjo tinha aparecido três vezes em 1916, antes de a Nossa Senhora aparecer na Cova da Iria a 13 de Maio de 2017.
 
 
                                                                Foto roubada ao Rob...
 
 
Os pastorinhos faziam este caminho todos os dias até à Cova da Iria, numa extensão de cerca de 2 km.
 
O caminho começa na rotunda sul de Fátima, e ao longo dele foram depois construídas as várias estações de Cristo. Grupos de peregrinos, de todas as nacionalidades, vão caminhando, parando, rezando.
 
Fomos até à Loca do Anjo, onde parámos e cada um no seu silêncio, começámos a desenhar.
Achei lindo o enquadramento das árvores à volta das estátuas dos pastorinhos e do anjo.
 
 
 




Outro local muito visitado, no final desse caminho, é a casa onde os pastorinhos viveram. Carradas de turistas entram e saem, tiram fotos, selfies... Apesar do espaço reduzido, e de haver uma baia a vedar a entrada, pedi à menina que estava a tomar conta da casa e consegui sentar-me (no meu banquinho) mesmo junto à janela do quarto onde Francisco faleceu. Foi a 4 de Abril de 1919, dois anos apenas depois das aparições.
As pessoas entravam, mas nem me viam (e ainda bem...), diziam uns: este é o quarto do Jacinto? Não, do Francisco, respondia outro...
Um momento de tranquilidade para mim, alheada do rebuliço à minha volta...






A casa por fora, a parede em pedra onde foi tirada a famosa fotografia dos três pastorinhos.
Montes de gente a passar, mas o que é que isso interessa? O bom do desenho também é isso, coloco o que quero, a realidade pode ser o que eu quiser...





Mas realidade mesmo foram estes quatro dias maravilhosos, que seguramente nunca irei esquecer!
Obrigada Kasia, Rob e Eduardo, que bom desenhar, estar e aprender convosco, obrigada Pedro e Duarte, que tão bem captaram alguns dos nossos momentos, e obrigada ao Turismo de Portugal e ao Mário, essa cabeça que não para de imaginar coisas giras!

4 comentários:

  1. Estes teus desenhos de Fátima fizeram-me ainda ficar mais fã do que fazes. Porque os desenhos, quando são bem feitos (e isso nada tem que ver com a qualidade artística), têm dentro deles estórias e sensações vividas. Estes teus de Fátima são isso tudo. Basta olhar para o desenho que fizeste do quarto onde o Francisco faleceu, para se perceber que todo o teu corpo e ser estava a absorver o lugar e o que ali aconteceu, e o transformou num desenho magnífico. E isso é mais difícil que fazer um desenho bonito.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Nelson pelas tuas palavras... É mesmo o meu desenho favorito de Fátima...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Após ser indicada para o Versatile Blogger Award, aceitei o desafio de eu própria nomear alguns blogs que normalmente acompanho.
    O seu é um dos que consta nessa listagem,como poderá confirmar em https://discretamente.wordpress.com/

    Sendo o espírito destas nomeações conhecer e divulgar espaços na blogosfera, se quiser dar continuidade basta seguir as regras incluídas no site do VBA (https://versatilebloggeraward.wordpress.com/)

    Desejo a continuação de um bom trabalho, que obviamente aprecio!

    Dulce Delgado

    ResponderEliminar
  4. Eu quando vou a Fátima o que me impressiona mesmo são as árvores, aqueles cedros enormes, as oliveiras... o lugar em si tem uma força própria.
    Gosto muito do teu desenho do verde que envolve os anjos e os pastorinhos, tem esse espírito da Natureza naquele lugar!

    ResponderEliminar